14 de out. de 2010

Habilidades Estáticas/Desencadeadas/Ativadas

Conforme você começa a acumular permanentes em jogo, o jogo é alterado. Isso acontece porque muitas permanentes têm texto que afeta o jogo. Esse texto informa as habilidades da permanente. Existem três tipos diferentes de habilidades:
Habilidades estáticas, Habilidades desencadeadas e Habilidades ativadas.



Habilidades estáticas

Uma habilidade estática é um texto que é sempre válido enquanto aquele card está em jogo.
Por exemplo, Fúria Primordial é um encantamento com a habilidade “As criaturas que você controla têm atropelar”.
Você não joga uma habilidade estática. Ela simplesmente faz o que está escrito.









Habilidades desencadeadas

Uma habilidade desencadeada é um texto que acontece quando um evento específico ocorre no jogo.
Por exemplo, Pescador Aviano é uma criatura com a habilidade “Quando esta criatura é colocada em um cemitério vinda do jogo, você pode comprar um card.” Cada habilidade desencadeada começa com “Quando”, “Toda vez que” ou “No/Na”.
Você não joga uma habilidade desencadeada. Ela se desencadeia automaticamente toda vez que a primeira parte da habilidade acontece.
A habilidade vai para a pilha do mesmo modo que uma mágica, e é resolvida do mesmo modo que uma mágica.
Se a habilidade for desencadeada mas a permanente de origem da habilidade deixar o jogo, a habilidade será resolvida mesmo assim.
Você não pode escolher atrasar ou ignorar a habilidade desencadeada. Entretanto, se a habilidade tem um alvo, nada acontece se você não puder escolher um alvo válido.


Habilidades ativadas

Uma habilidade ativada é uma habilidade que você pode jogar sempre que quiser. Por exemplo, Invocadora da Luz das Estrelas é uma criatura com a habilidade fazer você ganhar 5 pontos de vida caso você gere mana virando 1 planície e outros 7 terrenos.
Cada habilidade ativada tem um custo seguido por dois pontos (“:”) e o efeito.
Jogar uma habilidade ativada funciona exatamente como jogar uma mágica instantânea, com exceção que não há nenhum card para colocar na pilha.
A habilidade vai para a pilha do mesmo modo que uma mágica, e é resolvida do mesmo modo que uma mágica. Se você joga uma habilidade ativada mas em seguida a permanente que originou a habilidade deixa o jogo, a habilidade é resolvida
mesmo assim.
Algumas habilidades ativadas contêm o símbolo de uma flecha curva para a direita em seu custo. Isso significa o que você deve virar a permanente para jogar a habilidade. Você não pode jogar a habilidade se a permanente já estiver virada.

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